Incentivo

Robô de telepresença desenvolvido pela UFSM ajuda crianças com câncer

Manuela Vasconcellos

"

A interação entre um robô e crianças em tratamento contra o câncer já é realidade na A interação entre um robô e crianças em tratamento contra o câncer já é realidade na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O dispositivo, desenvolvido pelo projeto Aplicação Clínica para Robô de Telepresença, está em fase de testes há cerca de duas semanas.

A versão atual do equipamento já é a terceira, desenvolvida desde o começo deste semestre por um grupo de 12 estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Terapia Ocupacional, Educação Especial e Desenho Industrial. Conforme o professor Rodrigo da Silva Guerra, 35 anos, a telepresença funciona da seguinte forma: o robô fica em um local junto com outras crianças, como uma sala de brinquedos, e as que estão em tratamento, por exemplo, podem visualizar as outras por meio do equipamento. Durante essa brincadeira, que tem acompanhamento de alunos, o robô se desloca e mexe a câmera conforme a altura das crianças, que podem se comunicar entre si.

Alunos do projeto trabalham para que o robô tenha braços, a fim de que possa receber e dar abraços. Para isso, também há previsão de que o dispositivo diminua de tamanho, para ficar semelhante a uma criança, e que também tenha vestimentas de pelúcia.

Os materiais usados para a construção do robô são de baixo custo, o que possibilita outras pessoas ou mesmo empresas copiar o mecanismo. Para a fabricação, foram investidos cerca de R$ 5 mil, financiados pelo Ministério da Educação. Equipamentos como o desenvolvido na UFSM podem chegar a custar o dobro desse valor. 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São 170 vagas na Fisma

Próximo

Ingresso no campus da UFSM de Cachoeira do Sul será pelo Sisu

Educação